A história de imigração da família do fotógrafo ítalo-brasileiro Erico Mabellini, e como ele descobre um distante parente que foi fotógrafo a 100 anos atrás na mesma região em que seu pai nasceu.
No ano de 1993, o fotógrafo viajou para conhecer a cidade natal de seu pai Giuseppe Mabellini, e realizou diversas fotos da cidade de Anfo (província de Bréscia), suas montanhas e lago D’Hidro.
Até esse momento, o autor deste projeto ainda não sabia que havia existido um fotógrafo nessa mesma cidade natal de seu pai, com o mesmo sobrenome seu e que havia realizado diversas fotos da região entre o final do século XIX e início do XX.
Retornando ao Brasil, passam-se alguns anos até que no ano de 2003, com a facilidade da internet, o autor deste projeto descobre a existência de tal antigo fotógrafo, e que no ano de 1999, seis anos após a sua visita à cidade de Anfo, havia sido publicado um livro contendo as fotos históricas do fotógrafo Emanuele Mabellini.
A partir de então, inicia uma busca por encontrar o livro em alguma livraria ou editora que o esteja disponibilizando para venda. Tempos depois, consegue encontrar o livro para a venda na Itália e o adquire, surgindo então em definitivo a ideia deste projeto fotográfico autoral, que conta uma parte da história da fotografia em seus primórdios, em uma região na Lombardia, norte da Itália.
Concluindo, este trabalho autoral procura demonstrar o olhar semelhante de dois fotógrafos com o mesmo nome familiar sobre a mesma região ao norte da Itália. O período de distanciamento temporal de mais de 100 anos e também a distância geográfica entre os dois fotógrafos, traz uma história interessante de imigração e fotografia. Os mesmos locais fotografados por dois fotógrafos separados no tempo e no espaço nos faz refletir sobre a manutenção de locais históricos e paisagísticos e principalmente a importância da fotografia na documentação da história de locais e pessoas, além de ser um belo encontro fotográfico de uma mesma família de raízes distintas.
As fotos abaixo foram realizadas pelo fotógrafo Erico Mabellini, no ano de 1993 utilizando filme Ilford FP5.
Mais informações no jornal Valle Sabbia: http://www.vallesabbianews.it/notizie-it/(O)-Emanuele-Mabellini,-pioniere-della-fotografia-4527.html